É nosso objectivo que se faça um olhar mais atento sobre a Cidade de Coimbra no seu todo, com um carinho especial para a nossa música Canção de Coimbra...Aqui a música será sempre a tónica dominante.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Livro dos 120 anos da AAC... uma autêntica vergonha

Ontem, dia 6 de Novembro, o Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Magna e Responsável pelas Comemorações dos 120 anos da AAC dirigiu-se à Secção de Fado fazendo-se acompanhar do Capitão Rafael Marques, Sr. responsável pelo livro dos 120 anos da AAC.
Entre a Conversa, chegou o tão esperado pedido de desculpas do autor do acima referido, por todas as falhas, ou melhor, as "poucas" falhas, tal como são "poucas" as coisas que dizem acerca de nós (SF/AAC).
Algumas coisas deveriam ficar aqui presentes para as pessoas que tiveram coragem de ler ou folhear tal livro.
Assim vos presenteio com as tais "poucas" falhas:

- A SF/AAC tem dois Grupos de Fado no activo: Grupo de Fados Despertar e o Grupo de Fados Lacrima (como poderão ver na página da Secção, onde terão mais informações sobre estes dois);

- A SF/AAC co-organiza com a Comissão Organizadora da Queima das Fitas a Serenata Monumental e o Sarau de Gala;

- A Escola de Música da SF/AAC é sem dúvida a mais produtiva escola do género em Coimbra, conseguindo formar vários guitarristas, violas, bandolinistas, entre outros, sem quaisquer tipos de apoio;

- Os Grupos da SF/AAC são muito mais do que duas "linhas" cada. A sua história vale bastante mais do que é referenciado;

- É com enorme pesar que não vejo nem uma palavra sobre o Mestre de Guitarra de Coimbra, Dr. Jorge Gomes que, desde o´inicio da SF/AAC tem vindo a ensinar várias gerações de Guitarristas (até antes da própria existência da Secção o fazia). Mas pelos vistos esta técnica não interessa à história desta AAC.... Será mesmo?!

- A FUNDAÇÃO da SF/AAC está repleta de histórias de interesse que são marcos incontornáveis da AAC, mas no livro, nem uma palavra... .

Fico triste com tudo isto... fico aborrecido!!!
À luz deste tão falado livro pergunto-me:

"O que andamos a fazer há quase 28 anos?"
"Para quê defender o Fado de Coimbra se a sua própria Casa não se lembra da sua Música!?"

E finalmente:

Porquê estar a preocupar-me com quem não merece nem um minuto da minha atenção???

É por tudo isto que digo:

Quem são vocês jovens inúteis? Quando entram na Sede da AAC não ouvem aquele Sr. que passa as tardes a ensinar Guitarra de Coimbra? Sim, esse instrumento que no vosso último anos vos fará chorar (na Serenata Monumental co-organizada por nós) por pensarem ter vivido Coimbra... Não, não viveram, nem viverão Coimbra. Apenas viverão o vosso próprio fado, um fado triste e desinteressante à semelhança desse livro que publicaram e que abusivamente chamam de História dos 120 anos da AAC... Não é a sua história!!! É apenas aquilo que levarão convosco de Coimbra: NADA, um redondo NADA...

E por estes meninos com a mania que são homens não vai nada nada nada?
- NADA, MESMO NADA...

Aqui reitero os votos do meu amigo e Vice-Presidente da SF/AAC:

Meus Sr.s DEMITAM-SE! A AAC merece bastante mais do que alguma vez poderão dar... merece cultura democrática, merece respeito: por factos históricos, Secções, Organismos, por pessoas... coisas que, cada vez que acordam e vestem essa mascara de pseudo-dirigentes associativos, MANCHAM...


SAUDAÇÕES ACADÉMICAS
DANIEL MONTEIRO - PRESIDENTE DA SF/AAC

P.S: A SF/AAC não se calará nunca mais, chega de nos mostrarmos alheios às situações que nos desagradam e que desagradam aos ESTUDANTES, AS NOSSAS PREOCUPAÇÕES SÃO AS VOSSAS E AS VOSSAS SERÃO SEMPRE AS NOSSAS

12 comentários:

André Melo disse...

A situação exige uma retratação e um pedido de desculpas público! 28 anos de história merecem respeito!

Anónimo disse...

paulo fernandes demite-te que é a melhor solução. nunca vi uma DG tão fraca e que conseguisse unir tão fortemente as Secções e Núcleos contra ela própria.
Se não te demiteres, convoca uma Magna e pede um voto de confiança!!!

Anónimo disse...

De acordo com meu grande amigo André Melo, penso que um pedido de desculpas não basta ser feito pessoalmente, mas sim em publico e com um comunicado num orgão de comunicação social. Como tambem seria de bom tom retirar os livros das bancas e serem repostos por uma nova versão correcta e actualizada, dado que este livro não representa de algum modo a nossa associação nem tão pouco os seus 120 anos.

De qualquer modo esta historia é somente uma consequencia de pessoas incompetentes no "poder"! Porque não quero acreditar que estas mesmas pessoas não conheçam e nem se orgulhem da cultura que esta AAC desenvolve!

Anónimo disse...

Acho triste o Joel andar a fazer via-sacra com o autor pedir desculpas pela responsabilidade dele. Enfim...! Retiraram o livro de circulação. Voltaram para a gráfica para inserir o GEFAC e alterar coisas. Aproveitem os lesados e apressem-se a apresentar ao Joel Vasconcelos os remendos. (Ou faça um género de errata). Muito embora não seja a obra prima que a AAC merece, não nos podemos esquecer da causa que lhe esta agregada. AS vendas revertem a favor de uma instituição de solidariedade de Coimbra. E depois, há bem pior por vossas casas. 15 € é uma bebedeira a menos. Embora lá, pelo menos, ajudar!

Anónimo disse...

É uma autêntica vergonha o que estes senhores estão a fazer com o nome da A.A.C.! Esta coisa do livro é só mais uma idiotice a juntar a tantas outras... A causa é boa,mas nao poderemos todos nos esquecer que se as coisas nao estao bem... todos têm o direito de criticar!!!
é bom ver a secçao de fado a falar... por favor nao se escondam na sombra e falem porque voces têm voz por isso nao se calem contra todas as injustiças que se passam na A.A.C.
abraço a todos as pessoas que fazem com que o nome da Académica ande nas bocas do mundo...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O pedido de desculpas tem que ser público! Acompanhado da demissão! Isso sim mostrava amor à camisola, e verdadeiro arrependimento por manchar o nome da AAC! Não só pelo triste livro, mas também por "queimarem" rios de dinheiro em fogos de artifício e personal Leons! Isso de ir à SF escondido atrás do Capitão é COBARDIA, pessoal e política! Demitam-se os 2 presidentes! DG e Magna!

Anónimo disse...

Meus amigos para o Joel Vasconcelos, a História da AAC, são as lutas... o resto é fantochada.

Para estes senhores a academia são festas e gastar o dinheiro que lá ficou nos cofres... Esquecem-se constantemente que a AAC é o motor cultural e desportivo da cidade de Coimbra, esquecem-se de todos os que muitas vezes deixaram para trás a sua vida académica em prol da construção da nossa ACADÉMICA.

Anónimo disse...

Esqueci-me de assinar o comentario anterior: VC

Anónimo disse...

Acho vergonhosa toda a situação.
Este "livro" nem sequer devia ter saído da gráfica: assim que foram detectados os erros (como o próprio pres. da Magna referiu em entrevista ao Diário de Coimbra), a impressão devia ter sido suspensa! Mas isto de querer apresentar trabalho antes do final do mandato tem destas coisas...
Inadmissível o tratamento dado à SF nesta publicação.
Inacreditável o que sucedeu com o GEFAC!
Cobarde, a utilização do autor como "escudo" aquando do pedido de desculpas (mais que devido!) aos visados. Afinal o livro é da responsabilidade da DG ou não é?!!
Inqualificável a resposta do pres. da Ass. Magna na referida entrevista ao Diário de Coimbra no caso da omissão do GEFAC: "paladinos da perfeição"?! Mas quem é que esse senhor pensa que é?
Tem mais é que assumir o erro, pedir desculpas, voltar a pedir desculpas publicamente, baixar a bolinha, voltar a pedir desculpas, enfiar a viola no saco e pôr-se a mexer!

Anónimo disse...

Realmente é lamentável a situação. Embora não tenha tido a oportunidade de ver o livro já me chegaram valentes críticas. De qualquer forma, gostava só de dizer que não é um livro destes ou outro qualquer que há-de definir a passagem dos estudantes por Coimbra.

Anónimo disse...

Pessoal, fico bastante triste por ver a forma como vocês se tratam...Somos uma Academia e, por muito utópico que isto até possa parecer, devíamos fazer por nos mantermos unidos...todos!
Vejo aqui 'politiquices', desculpem-me o abuso.Não me interessa quem está na DG ou quem deveria estar. Acho que é muito fácil criticar quando se está na rectaguarda.
O livro tem erros? Nunca se enganaram? Porquê este julgamento? A induzir má-fé? Que mau humor...
Acham que a Academia se resume a um livro?
A Academia somos nós...venha o livro que vier!
Talvez todos nós ganhassemos mais em olhar para o melhor de nós e dos outros.
Acham que podemos tentar?
Vá lá...Desculpem se estou a ser injusta convosco. Não conheço os meandros que provavelmente vocês conhecem. Quando falam que não podem calar. Acho muito bem,não calem mesmo! Mas falem na hora certa e no sítio certo. Se formos decidir grandes questões em blogues...se calhar, não teremos grandes resultados.
Um abraço de quem vos admira e acredita numa Academia Feliz!