É nosso objectivo que se faça um olhar mais atento sobre a Cidade de Coimbra no seu todo, com um carinho especial para a nossa música Canção de Coimbra...Aqui a música será sempre a tónica dominante.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

O Último Dia da Festa das Latas 2007

Depois de todos os atentados terroristas que a Direcção Geral tem feito à cultura, às nossas velhinhas tradições e às instituições e organismos da AAC, já bastante referenciados, foi com alguma tristeza que vi no final da noite o bando de miudos da organização subirem a palco, sem estarem de Capa e Batina, a despedirem-se do evento praxista que é a Festa das Latas e Imposição de Insígnias.
Antes deste brilhante momento, alguns elementos da Secção de Fado tinham estado na entrada da zona vip. Após terem sido informados das razões pelas quais não são "very important persons", o vice-presidente da SF/AAC (e também Conselho Directivo da Estudantina Universitária de Coimbra e Tesoureiro da Comissão Executiva do Conselho Cultural) tentou dirigir a palavra ao Presidente da DG/AAC - Paulo Fernandes. Inacreditavelmente, esse senhor ignorou totalmente a pessoa em questão e o próprio segurança da zona vip, que o chamou incessantemente. Nunca tinha visto entidades culturais da casa serem tratadas com tanta falta de educação e de respeito por parte de um senhor que afirma ser o Presidente da DG/AAC.
Sr. Paulo Fernandes, tenha vergonha e demita-se!!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Constato, com crescente preocupação, que a "velha" Coimbra está a desaparecer. De quem é a culpa? Dos "senhores" que utilizam a DG/AAC para futuras incursões na vida política do nosso país... Exemplos? O secretário de Estado do Desporto, Laurentino "vê-se-te-avias". O ex-ex-ex... presidente da DG, António Vigário, que já se esqueceu das lutas de 1994/5 à frente da Assembleia da República, na batalha "campal" anti-propinas... Ainda bem que não sou estudante da UC e que, por esse facto, também não sou sócio da AAC.

Anónimo disse...

Malta, elegeram esse banana, agora aguentem!
O outro é que era bêbado e não tinha perfil político...
Duvido que algum dia tratasse as secções da maneira que esse filho da puta trata.
E até tiveram sorte em ele não ter chamado o segurança para vos expulsar, como era costume nos convívios de farmácia...

Anónimo disse...

Ainda não se demitiu?!...

Anónimo disse...

e não ter feito um buraco no recinto para se vomitar... como é costume....

Henrique disse...

Estudo na ARCA-EUAC, e podia perfeitamente estar-me nas tintas para a crescente destruição de toda a questão coimbrã.
Mas não estou.
Entrei há cerca de dois anos para um dos organismos da AAC, e desde então tenho constatado que, ao contrário do que a história conta, a passividade é a maior característica dos estudantes de Coimbra.
A estes, basta darem muita festa com música electrónica, um bar com bebida "fashion" e com gente “fashion", e pouco mais. São felizes assim.
Que aquele bar tenha sucesso com pessoas de fora da AAC, até compreendo, mas que, para quem trabalha na AAC, pertence a alguma secção ou organismo ou apenas tenha um pouco de inteligência, consiga caminhar pelos rios de vómito que se apresentam todas as noites por aqueles corredores, que consiga respirar o pestilento perfume que as casas de banho emanam, que consiga trabalhar nas salas com o constante barulho, ou que consiga pensar em AAC sem associar imediatamente: pocilga, isso, EU NÃO COMPREENDO, NEM ACEITO!
Sim mas eu sei. Eu sei que é só um cagalhoto no meio da merda toda. Mas é o que eu conheço melhor e melhor posso falar.
Se a Academia de Coimbra perde toda a sua dignidade logo no próprio edifício, como não haveria de a perder, em todo o resto?
E mais uma coisa que eu, inculto, não sabia, afinal parece que a AAC foi vendida ao In Tocha. São donos e senhores de tudo! Basta acenarem com dinheiro à frente do nariz do Paulinho que ele segue que nem burro atrás da cenoura.
No ano do seu 120º aniversário, vê-se novamente policiamento dentro do edifício. Quase todos os dias pessoas que já acabaram os estudos e ainda trabalham pelo crescimento cultural da AAC, são barradas à porta com mil e uma interrogações.
Que é isso? Será necessário isto tudo? Porque não abrem simplesmente uma porta para a rua directamente do bar? E deixem-os abrir o bar exterior que vocês vão ver...

Toquem as vossas guitarras, vão passeando em actuações e embebedem-se nas festas académicas com bilhetes oferecidos pelo Paulinho enquanto este vos vai tapando os olhos. A Academia de que tanto se fala, está de rastos e de rastos continuará até que nada mais seja que uma bela memória dos velhos tempos, gravada em livros comemorativos (desde que melhores que este último, valha-nos Nª Srª das bicicletas!!).

Vocês, secção de fado, que possuem voz e visibilidade suficiente, não se calem, e mostrem que ainda há fôlego na passividade que toda a AAC tomou.
Mostrem a cara sem medo!


Henrique Patrício
ARCA-EUAC
GEFAC

Anónimo disse...

e para quando a seccao de fado ter tomates para se indignar ao ponto de cancelar uma serenata, de se recusar a tocar numa serenata da queima ou da latada??
ai acho q seriam ouvidos..
mas era preciso ter coragem.

Anónimo disse...

E muita sorte teve Coimbra por não ter tido o privilégio de assistir a uma actuação desse magnífico grupo da Academia que em tanto contribui para o enriquecimento cultural da Universidade de Coimbra, que é a Phartuna!! Sim, porque foi o que sucedeu coincidentemente na passada Queima das Fitas, algo novo e bastante deprimente, por sinal... Mais valia estarem quietinhos na sua faculdade porque só fazem figuras tristes, mas como têm "elementos" bem posicionados, saltam directamente da cova onde ensaiam para o palco do Queimódromo!! Parabéns DG, parabéns COQF! Poupam o trabalho aos outros de vos fazerem o funeral, porque se enterram a vós próprios...